Blizz ABS 2.79

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Blizz ABS 2.79

Mensagem por RafaelNexus em Seg 14 Fev - 1:06



Blizz ABS 2.79



Creditos:

Blizzard
Winkio

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/ Pode ser distribuido e usado contando que tenha os devidos creditos dos autores

Retirado: http://forum.chaos-project.com/index.php/topic,106.0.html



Como vocês podem ver no site ja tem a versão 2.8, entretanto tive alguns problemas com ela, ja a 2.79 está perfeita até onde usei

Blizz ABS é bem completo, são 3 partes de script, mais pra frente no topico irei ensinar a instalar e depois irei posta um tutorial basico dele(um tutorial ja vem junto do Abs, mas está em ingles)



Como funciona?




Bem alem dos 3 scripts vem um programa que configura tudo, é até que um script facil, pois pra configurar voce nao tem de mecher em nada do script somente configurar usando o programa.



Sistema



Controles:Ja vem configurado, mas voce pode mudar todos ou alguns, move-se com A W S D, corre, sneak, troca lider da party, ataca, defende, skill, etc

Basico: Pode por se quer com caterpillar, corpos do inimigo, direct hotkeys, etc

Movimento:Pode selecionar se vai ter 8 direçoes, correr, sneak, pular, pixel movement, etc

HUD: voce pode usar a do Blizz Abs, ou pode desativar ela, e usar uma de preferencia, pode escolher a localizaçao dela, enbaixo encima etc, se tem minimap, e se tem hotkey
pode escolher se tem barras de hp, dano, etc

Behavior:Voce configurar as açoes de cada inimigo, se ele se move muito, se é defensivo, se é suporte etc

Animações:Sabe quando as animaçoes ficam muito grandes no mapa? bem voce pode selecionar para elas serem diminuidas em 50% no jogo, alem de poder escolher se tem animaçoes quando seu char ataca, defende usa skill etc

Combos:Tem sistema de combos pros inimigos, ou pras armas, podendo assim criar até certas animaçoes, como ele andar usar a skill depois ir e atacar, etc

Inimigos:Pode configurar o raio de visão, tipo de ataque, distancia de ataque, etc

Items: Pode configurar os items, a distancia, condiçoes especiais como invocar pets ou summons

Skills: Pode configurar O raio de distancia, tempo e charge, se a animaçao dela é um combo, etc

Weapons:Pode configurar se a animação é um combo, tipo de arma(espada arco etc), distancia de ataque, etc

Grupos:NPCS, Enemies, Guards, objects, enfim varios alem de voce poder criar, digamos que voce pode escolher que o grupo inimigos é inimigo dos npcs e guards, etc, alem de poder criar objetos atacaveis.



Screenshots:



Spoiler:











Alguns jogos demos do blizz abs:















Download:




Vocês podem baixar pelo site original http://forum.chaos-project.com/index.php/topic,106.0.html, la tem algumas demos também, mas lembrem se baixem a versao 2.79

ou

pelo link que eu upei:

AQUI ---> DONWLOAD <--- AQUI



HUD opcional para Blizz ABS



Essa é uma HUD opcional mas customizavel, apenas substituindo as imagens que vem com a demo

Retirado: http://forum.chaos-project.com/index.php/topic,3691.0.html

Creditos:

Blizzard
Winkio
Landith

Screenshot:



Donwload da demo com as imagens:

http://starrodkirby86.web44.net/AquasStuff/Aqua_Holding_Bin/Landith_BlizzABS_HUD.zip

Para usar cole o script acima do main, e ponha a pasta nas imagens igual esta na demo



Instalação/como usar o programa



Extraia no local de preferencia, ponha o script 1, 2 e 3, tem que ser na mesma ordem, acima do main fica assim
script 1
script 2
script 3
Main
O programa, ponha ele na pasta do seu jogo e abra, configure tudo, e va la encima em File, e depois save as, salva como algum
nome na pasta do seu jogo, IMportante, no programa tem a aba "generate script", va la clique em generate, depois copia o codigo que vai gerar.
OBS: o codigo tem que ser do arquivo que voce fez, que esta criado, se nao nao da certo :D

Voce deve substituir TODO o script 1 pelo codigo novo agora criado.

sempre que criar algo novo, abra o programa depois abra o arquivo pelo programa e modifique, mas cuidado para nao perder seu arquivo e sempre tenha um backup dele.

OBS: um aviso pra voces nao terem dor de cabeça, as habilidades dos inimigos nao podem ter tempo de CHARGE, caso tenha o inimigo nao vai usar ela, criem habilidades deles sem tempo de charge, acredito que de pra por tempo sim, mas la em enemies pondo charge neles, ainda nao testei isso, enfim.

Tutorial

Ia por na area de tutoriais, mas como ensina o basico desse script prefiri deixar no proprio post, vou deixar
como spoiler, se quiser ver só abrir o spoiler

Spoiler:



O basico:




Que tal começarmos do basico?, vou tentar ensinar desde o inicio, pra vocês nao terem problemas.



Basico não? Simplesmente escolha quais vao ser as keys de cada função, recomendo deixar a opçao disable rmxp controls ligada, e se quiser por seus proprios controles deixa custom controls ligada.



A configuração basica:

voce quer que quando voce mate o monstro, o item fique caido no chão, iguais jogos de mmorpg por exemplo?, entao deixe selecionado a caixinha "item drop", a caixinha enbaixo dela é o som que vai fazer quando pegar o item.

Ali no canto direito tem varias caixinha, "Catepillar", faz com que a party te siga no mapa, se quer um jogo que vai ter party, recomendo deixar marcado

"Corpses" Você tem os graficos dos inimigos mortos? ou pretende criar eles?, se sim selecione, essa opção cria um corpo do monstro quando ele é morto, e dentro do corpo contem os itens, aparentemente da pra deixar mais de um drop no monstro

"Full Defend" Se essa opção estiver marcada TODO ataque fisico sera defendido quando apertado a key de defesa e o dano sera 0, se estiver desmarcada o dano sera reduzido pela metade, recomendo deixar desmarcado.

"Direct Hotkeys" Aqui se estiver marcado, quando apertar a hotkey, por exemplo 1, a skill que estiver assimilada a ela sera usada, recomendo marcar, se não estiver marcada, voce tera primeiro que apertar a hotkey da skill para equipar ela, e depois a key assimilada ao usa da skill para usar.

"Auto Gameover" Se estiver marcada, quando toda a party morrer, automaticamente vai para o menu de game over, recomendo deixar marcado.

"Drop Shot ammo if missed" Digamos que voce cria um arco que precisa de flecha para atacar, voce tem 10 flechas, voce atira e acerta 3, e erra 7, essa que errou ficaram caidas no chao em forma de item podendo pegar de volta.

"Pre-menu color tint" A cor do pre menu, que é o menu que tem as hotkeys, estrategias, açoes, etc



Running, Sneak e Jumping, se voce nao quiser um desses, dermarque, se quiser pode configurar a velocidade ao lado. "8-way movement" recomendo deixar, faz com que o jogo tenha sistema de oito direções
'Repair movement" Recomendo deixar também, digamos que deixa o movimento melhor.

Ali enbaixo voce pode configurar os terrenos que voce pode pular, exemplo, se escolher somento o 7, o tiliset que estiver la na aba Terreno, que estiver "7", nao podera ser pulado.

"Intelligent passability" Se voce for usar mini map, essa opçao cria uma pasta com o grafico dos minimaps, pra nao precisar ser carregado sempre que mudar de mapa, entretanto para funcionar, voce tem que ir em testar jogo e passar pelos mapas para poder criar as imagens.(recomendo nao usar pois algumas pessoas tem alguns erros, melhor deixar desativado)

"Abseal Autokill" Dificil de explicar, digamos que essa opçao diminui muito o lag em lugares cheios de eventos, ela faz com que eventos nao fiquem sendo atualizados toda hora, na verdade mesmo parecendo que sim, nao interfere no jogo, somente tira o lag, pois ela n desativa evento pararelos nem automaticos, entao recomendo que deixe marcado.



A HUD o minimap e as hotkeys, pode desativar qualquer um desses tres desmarcando a caixinha

Ali ao lado tem Hud 1, 2 3, nao vou explicar, recomendo que testem cada uma delas e escolham qual preferem, essa parte muda a hud do hp/sp e tal.

"enemy health bars" Selecione se quer barras de HP nos inimigos, "Match sprite" Nao entendi 100%, mas pelo que vi essa opçao deixa a barra junta do inimigo, encima pra ser mais exato, enfim, recomendo que deixem marcado.

"Bouncing Damage" Faz com que o damage seja mais "animado", da um efeito legal no damage, dificil de explicar, se quiserem testar desmarquem e depois testem marcado, recomendo que deixem marcado.

Ali nas infos voce pode selecionar se sera mostrado o tipo, range e explosion no nome ou na descriçao.
Eu particulamente nao gosto, mas depende do jogo e tambem de preferencia.



Aqui é a Behavior dos inimigos, voce pode la em inimigos criar inimigos com behavior propria, essa behavior aqui configurada sera para inimigos que nao tenham behavior propria la em enemies, as explicaçoes de cada behavior valem para em enemies tambem, entao prestem atençao.

"Passive" Se estiver marcada o inimigo nao ira atacar a nao ser que seja atacado

"Actions" Recomendo e muito que fique marcado, os inimigos ficam mais espertos, andam mais e tal, testado e aprovado : D

"Observer" O inimigo calcula qual dos personagens é mais forte e perigoso, digamos que ele fica estrategico, atacando assim aquele que lhe for melhor.

"Defensive" É uma otima conbinaçao junto de Observer, ele dexa o inimigo mas recuado, podendo desviar até de projeteis(balas, flechas, etc)

"Leader" Digamos que voce tem 3 filhotes lobos, e um lobo adulto, fica legal se o lobo adulto tiver a behavior leader, assim ele controlala os 3 filhotes lobos

"Call For Help" O monstro quando avista voce ou quando atacado chama ajuda de monstros mais proximos

"Healer" Nao precisa de muita explicaçao

"Full Power" O inimigo fica sem delay, ficando mega apelao, eu sinceramente nao gosto mas pode ser usado, depende da criatividade de voces

Ali enbaixo temos:

Wall terrain: Otima opção para criar stealth ou um jogo mais inteligente, no tileset toda coisa que tiver com o numero de terreno que estiver marcado ai, o inimigo nao vera atraves dela, porem ainda pode ouvir, tendo assim que andar usando Sneak.

No enemy terrain, terreno onde inimigos nao dao respawn, ou andar(recomendado para jogos que tem respawn)

A direita temos:

Ai delay: Tempo que demora entre as açoes, 40 frames é cerca de 1 segundo

View range:Quantos quadrados eles vem, a frente, direita, esquerda.

Hearing Range Ratio: Desses quadrados, quanto % ele ouve?

Respawn time: Tempo de respawn, msm se estiver desmarcado quando trocar de mapa os inimigos voltam, mas se quiser respawn quando estiver no mapa marque.



Animations: Vai ter animaçoes?(normalmente todo jogo tem, extremamente recomendado deixar marcado)

Size down animations 50%: Normalmente todo jogo de ABS tem um problema, algumas animaçoes ficam simplesmente ENORMES, se estiver marcado todas as animaçoes quando executadas seram executadas somente 50% do tamanho original, extremamente recomendado.

Display Level up: Vai mostrar quando upa?, marque

A direita temos as animaçoes

Level up an.: Vai ter uma animaçao quando seu char upa, entar marque e selecione qual.

Flee Loop an.: Animaçao quando os inimigos estao correndo.

Call Help an.: Animaçao quando eles pedem ajuda

Defende Loop an: Animaçao de defesa.

Unsummon An.: animaçao pra quando sua summon acaba

Ali enbaixo temos:

Sprite control:

Nao precisa de uma explicação muito complexa, apenas marque as animaçoes que vai ter.



Grupos, essa parte eu considero especial, da pra fazer coisas bem interessantes, basta ter criatividade.

Para por o grupo que o inimigo é, explicarei mais pra frente no tutorial, la em criar inimigos.

Nao precisa de explicaçoes muito complexas, mas algumas sim, como criar objetos.

Quer criar plantas cortaveis? caixas que podem ser quebradas?, crie um grupo, o objects serve
esse grupo tem que estar marcado "Lifeless" isso vai fazer com que todo inimigo que seja desse grupo nao tenha nenhuma açao e seja fixo em um lugar.

Linked: Dificil explicar, digamos que se voce atacar um guarda, todos os aliados do grupo dele se voltaram contra voce

Permanent: Só se move caso for atacar, fazer açao, mas ele sempre sera do local fixo que voce criou o evento.



Aqui temos:

Weapon type: Sword, Spear, Flail,Boomerang,Bow, Bow & Arrow, Shuriken.

Voce pode criar somente Bow, assim nao precisara de muniçao, ou pode criar Bow e Arrow, voce tera que por la enbaixo qual muniçao consome.

Todas as armas podem ser configuradas a Range, que é a distancia que acerta

Pode configurar também se tem Charge pra atacar ou se executa um combo

Pode configurar a Range também



Parecida com as Weapons, pode configurar o tipo de Skill, se executada um combo ao usar

Range

Tipo e tempo do Charge

Penalty: Tempo que demora para poder realizar outra açao depois de usar

E o tipo de Explode, se é ao contato, quando termina, ou qualquer um dos dois.

Se for uma skill de summon, voce escolhe la enbaixo qual summon invoca e o tempo que fica



Pode configurar ali o tipo de Item, se um combo é executado ao usar

A Range, penalty

se tem Charge, e o tipo de explode



Aqui temos o tipo de ataque do inimigo, se o ataque dele é um combo, range e o tipo de charge

Pode configurar se ele tem Behavior propria ali em "unique AI setup"

Se o Delay entre cada ação também é proprio ali em "Unique Ai delay time"

"unique perception Range": Pode configurar o angulo de visao e audição

"Destruction engine emulator animation" Quando o inimigo morre se uma animaçao é executada

"Respawn animation" Quando ele da respawn se tem uma animaçao




Essa é digamos que a parte mais complexa de todas, para aprender recomendo ir fazendo teste, por exemplo, cria ali em action 1 tipo isso:

Attack
Wait 60 frames
Attack

Vao fazendo pequenos testes, e depois outros com skills e coisas mais complexas, assim voces aprendem a mecher na parte de combos, qualquer duvida faça aqui no post.



A area de gerar o script, primeiramente SALVE, todo o seu trabalho, para isso va em file ali encima, save as, e salva, recomendo fazer um backup(aparentemente nao precisa estar na pasta do seu jogo quando voce for publicalo, mas o arquivo é necessario para quando voce for fazer modificaçoes nao precisar refazer tudo)

Depois clique em generate, e vai gerar um script, substitua todo o script 1, pelo script agora criado.

:ok:


Configurar os inimigos




Spoiler:


Essa parte é simples, voce precisa ter o inimigo no database, e estar configurado la no script.

Depois cria um evento que sera o inimigo, no nome do evento ali encima voce poe

Nome do monstro \e[ID] \g[Y]

a ID é a ID do monstro no database

E o Y é a id do grupo(essa parte é opcional)

Agora voce precisa saber um pouco de eventos, se quiser criar coisas mais complexas, mas vou dar um exemplo bem basico aqui, voce pode fazer o mesmo com variaveis, switchs, etc

Duas SS, do meu projeto, mostrando um exemplo basico



Tudo que voce por em Comandos de eventos só vai acontecer quando o inimigo for derrotado, dessa maneira voce pode por switchs, variaveis, etc, criando outros eventos que só acontecem quando essas switches estão ligadas, ou as variaveis estão em um certo numero,enfim, varias possibilidades, só depende de vocês

OBS: Caso você não entenda muito de eventos switches, recomendo pegar jogos demos do RMXP, e estudar como foi feito as coisas, sim pode parecer chato e cansativo mas se voce quer fazer um bom jogo e quer aprender sobre rpg maker, a melhor maneira é estudando projetos demos, como as coisas foram criadas, etc.

Agora vamos ao teste, sera que o evento que fiz funcionou?



: D

:ok:


RafaelNexus
Administrador
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Re: Blizz ABS 2.79

Mensagem por Andreus123 em Seg 14 Fev - 14:14

nossa, bem explicado, ADOREI com certeza eu e muita gente vai usar =]

Andreus123
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