Aula Eventer #2 - Alguns comandos

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Aula Eventer #2 - Alguns comandos

Mensagem por Lilialine em Qui 24 Mar - 18:45

Aula Eventer #2 - Alguns comandos importantes

Olá... Após lerem a introdução, vamos aprender um pouco sobre alguns comandos importantes, porém, não irei colocar todos os importantes, somente os importantes simples, pois ainda está aprendendo. Os mais complicados ensinarei nas proximas aulas. Enfim, vamos começar nossa aula:

-Mostrar Mensagem

Esse comando é um dos mais usados em todos os jogos de rpg, não são apenas essenciais para jogos no modo história e sim para todos os tipos de jogos, porque mostra uma mensagem. Ao clicar, nesse comando, verá que uma janelinha irá aparecer. É la onde você vai escrever sua mensagem.

Porém, se observar, há uma setinha pequena e preta, indicando o "limite", onde irá aparecer sua mensagem. Quando sua mensagem estiver chegando perto dela, aperte enter e continue na outra linha, se não seu texto não irá aparecer.
Ps: Não precisa dar enter quando estiver muito longe dela, quando estiver perto, apenas.
Dica: Sempre fique apertando F2, para visualizar a mensagem e ver se seu texto vai ou não aparecer.

Logo abaixo de onde você escreve a mensagem, tem um texto de suporte escrito: Comandos, leia. Lá é comandos para sua mensagem, você preenche, em alguns casos como o \n, entre os parenteses, o que quer exatamente.

Após terminar de ok.

-Mostrar Escolhas

Como o próprio nome já diz, são escolhas que o personagm terá que fazer ao decorrer do jogo... Exemplo: Você vai falar com um npc (non player character - Significa que é um computador, e nao um jogador) ai esse personagem irá te passar uma missão, por exemplo... você escreve uma mensagem com a pergunta, ex:

"Olá, eu perdi minhas rosas azuis... Alguém deve ter arrancado elas do jardim... Elas eram as unicas da cidade. Tem como você encontra-las para mim?"
Em seguida, use o comando mostrar escolhas, já terá o sim e não. Porém, vou explicar:

Quando usar este comando, logo verá que ao lado, tem um painel de "cancelamento", ou seja, que nada irá acontecer! No caso, o não, (escolha 2), é que iria cancelar.

Dê ok e, irá aparecer:

Se escolher [nome da escolha]
<>
Se escolher [nome da escolha]
<>

Em baixo, onde está <>, significa que é um espaço para colocar comandos, então, você pode colocar uma mensagem em cada um, ex, em baixo do "se escolher sim", você pode colocar uma mensagem, escrito: Obrigado(a), jovem guerreiro(a) e coloca o acontecimento e, no se escolher não, pode colocar uma mensagem também: "Tudo bem, talvez na proxima, né?"


Enfim, é mais ou menos para isso que serve esse comando.

-Mudar dinheiro, itens, armas, armaduras, grupo

Mudar dinheiro:
Serve para você aumentar ou diminuir o seu dinheiro. Em operação, você escolhe se quer aumentar ou diminuir seu dinheiro e, em operando, em constante, o numero de dinheiro que ira aumentar ou diminuir.

Mudar Grupo:
Se quiser que alguém entre ou saia do seu grupo, use este comando

Mudar itens, armas e armaduras:
É que nem o do mudar dinheiro, só que em vez disso, é itens, armaduras e armas...

Teletransporte

Localizado na segunda aba, como o proprio nome já diz, te teletransporta para um outro lugar, você usa para trocar de mapa, para seu personagem entrar em uma casa, por exemplo, ou de uma cidade, ir para uma floresta, etc... Ao clicar nesse comando, em especificar, é onde você especificará o local onde seu personagem irá ir, clique duas vezes ou clique na setinha ao lado e escolha o local onde quer que seu personagem se teletransporte

Label, Ir para Label
A label serve para você "voltar", vamos dizer, para uma certa parte do evento, por exemplo, você coloca uma mensagem:
Quantos anos quer ter?
Antes disso, vá e crie uma label.
ai você, vamos supor, diz que quer ter 13 anos, ai você coloca escolhas:
Quer mesmo ter 13 anos?
No "se escolher não", use o comando "ir para label", e digite o nome da label a qual deseja ir, então, quando você selecionar que não quer ter treze anos, novamente, o npc perguntará:
Quantos anos quer ter?
Então, ficaria assim:

quantos anos quer ter?
13
quer mesmo ter 13 anos?
Não
quantos anos quer ter

E assim por diante.

Esperar

É quando você quer que espere algo acontecer, muito utilizado. Ao utilizar esse comando, verá que tem o "tempo", e frames. Frames é tempo, porém, a cada 20 frames, equivale a um segundo.

Mover evento

Serve para mover seu personagem e um evento, mesmo que eles não queiram, vamos dizer... Uma imagem para auxilio:

Spoiler:

1 - Aqui você escolhe o que quer mover, se é seu personagem ou algum evento, se for evento, você o seleciona atraves de seu nome, esse é um dos motivos a qual o porque, na aula anterior, eu disse que era bom nomear seus eventos.

2 - uma tabela de comandos de movimentos, ações, do seu personagem, como por exemplo: mover abaixo, mover a direita, mover a esquerda, etc...

3 - Aqui é onde irão ficar as ações selecionadas

4 - Como as proprios nomes das opções dizem...: Repetir movimento e ignorar se impossivel...


Bem, é isso, esses são alguns comandos simples, porém, importantes... vou parar por aqui porque vai cair uma tempestade e estou correndo o risco de perder tudo o que já escrevi (lol)...

Espero que tenham gostado dessa aula... e espero que eu tenha ajudado a todos, qualquer dúvidas postem aqui... Peço que comentem também =D

É isso, obg pela atenção...

...Até a proxima aula!



Lilialine
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Re: Aula Eventer #2 - Alguns comandos

Mensagem por Kyo em Qui 31 Mar - 11:23

legal a aula =D

Tipo deve servir bastante para os iniciantes em eventos =D

Kyo
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Re: Aula Eventer #2 - Alguns comandos

Mensagem por Nyronmi em Qui 31 Mar - 17:57

Gostei muito, apesar de ser um pessimo eventer, mas quem sabe um dia eu posto um tutorial de sistema por evento aqui né?



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Re: Aula Eventer #2 - Alguns comandos

Mensagem por Darkay2 em Ter 12 Abr - 10:18

Eu não sou tão iniciante em eventer, mas este tutorial deve servi bastante para iniciantes!

Darkay2
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Re: Aula Eventer #2 - Alguns comandos

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